AMOR21:AS RELAÇÕES EM FOCO


Carta Aberta Pelo Fim da Greve dos Policiais Militares da Bahia.

                          *Ivandilson Miranda Silva

É fato que a greve da polícia militar baiana já acarreta prejuízos de ordem econômica, política, social, cultural e principalmente psicológica. São mais de 100 (cem) homicídios e aproximadamente 400 bilhões em perdas por conta dos oito dias de paralisação e o carnaval ameaçado.

O terror toma conta do Estado e ganha as páginas dos jornais de todo mundo. A greve não é mais um problema de negociação entre o governador Jaques Wagner e as associações de policiais, a greve é um problema de toda sociedade.

Esse não é mais o momento de procurar “bode expiatório” para depositar toda responsabilidade pelo caos que se instaurou na Bahia. É preciso pensar em saídas para o impasse. Pensando em contribuir com propostas para fortalecer a ideia de um acordo entre as partes, o mais rápido possível, seguem sugestões:

1-         Suspensão dos 12 mandados de prisão e instauração de inquérito administrativo para que cada acusado tenha o direito de defesa das acusações e que os responsáveis sejam punidos após rigorosa apuração dos fatos;

2-         Criação da Comissão Institucional de Segurança Pública e Paz (CISPP) composta por integrantes das associações dos policiais militares e civis e sociedade civil como: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa), centrais sindicais, movimento estudantil e popular (entidade representativa de associações de moradores). Essa comissão criará um debate permanente em torno do PLANO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O ESTADO que inclui a discussão sobre a valorização do policial militar e civil;

3-         Que o Governo do Estado absorva as propostas de reajuste e Gratificação de Atividade Policial (GAP) e atenda as reivindicações que são mais urgentes. O restante continua em discussão com as associações e o Governo. 

 “É pela paz que eu não quero seguir admitindo” já alertava a banda O RAPPA.

 

________________________________________________

*Professor de Filosofia, mestrando em cultura e sociedade pela UFBA. e-mail: ivandilson-silva@ig.com.br



Escrito por ivandilson-miranda às 14h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Camaçari, Arembepe, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, Música, Cinema e vídeo
Outro -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  shvoong
  Unime
  Blog Espaço Cultural
  http://www.amazoniaparasempre.com.br
  blog do administrador
  katalivros.com
  Blog do Herminio Bello de Carvalho
  Texto Livre
  blog do prof.sandroferreira
  blogdaapsbahia:socialismodeesquerda
  Blog da Agência de Notícias da Unime
  COMPRE MEU LIVRO TEMAS DO COTIDIANO
  Correio da Bahia
  A Tarde
  Blog de Ideias de Moisés Batista
  Há Vagas
  Blog do Prof. César Batista
  Tribuna da Bahia
Votação
  Dê uma nota para meu blog